top of page

Conte-me sobre o mestrado em Turismo Erasmus Mundus

2 anos, 4 países, um mestrado de titulação tripla, uma dissertação, experiências de todas as formas, 30 colegas e amigos de 24 nacionalidades diferentes, além de diversos professores dos mais diversos países.


Erasmus Mundus in Tourism Management. Quem diria que eu conseguiria o meu objetivo e faria parte desse sonho que foi viver e estudar em diferentes países da União Europeia, conhecer diferentes metodologias de ensino, observar e conhecer o Turismo por diferentes percepções.


Quem diria que eu iria ter contato com os melhores professores e autores de Turismo do mundo, que eu teria contato com empresas de diversos países, que prestaria consultoria para elas, além de muitas outras experiências. Afinal, para além da academia, esse mestrado tem o foco profissional, de mercado.


Com altos e baixos, com pontos positivos e negativos, com informações que absorvi e muitas que rejeitei – mas conheci – esses últimos 2 anos foram intensos, marcantes e maravilhosos. Foram anos de enorme crescimento pessoal e profissional.


A verdade é que apesar dos pesares, do EMTM mudou muito em mim. Mudou a forma como enxergo o mundo – e, apesar de ter conhecido mais e aprendido mais, hoje sei que conheço menos e sei menos do que nunca; mudou a forma como eu me comunico com as pessoas – das mais variadas culturas; mudou a forma como entendo processos e como processo a tecnologia e inovações.


Que experiência! Que jornada! Que caminho percorrido. Nunca fui uma pessoa de contar para quantos países viajei. Prefiro contar em quantos morei: 9. Porque nada me deu mais conhecimento de mundo – e de Brasil – do que essas experiências.


Quero agradecer especialmente ao consórcio do EMTM, aos professores Dr. Dr. Janne Liburd, Dr. Tanja Mihalic e Jaume Guia pela oportunidade. Agradecer aos meus colegas e amigos com quem aprendi tanto – e eles nem sabem que foram parte fundamental no meu crescimento. Além do enorme carinho que tenho por eles.


Realizei tudo isso com uma bolsa integral dada pela União Europeia, concedida à mim por mérito acadêmico e profissional.

Um dos mais prestigiosos mestrados em Turismo, reconhecido por profissionais do mais alto escalão em Turismo.


Eu tenho muito orgulho de ter conquistado essa experiência. Fui a primeira – e até agora – única aluna brasileira bolsista desse programa.

E em Novembro nos formamos oficialmente, com uma cerimônia linda – virtual.

E assim, encerro mais um ciclo.


O principal aprendizado do EMTM?


Apesar de ter tido muitos, eu tenho certeza absoluta que o que mais levo comigo é a naturalidade de estar constantemente fora da minha zona de conforto, estando imediatamente sedenta por novos desafios.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page